terça-feira, novembro 7

De mentiras e incompetências

Mais ou menos 2 meses antes do primeiro turno, recebi um e-mail que denunciava a aposentadoria de Alckmin, como médico, com um salário próximo de 8 mil, a título de anistia por causa de umas horas que ele teria passado sob custódia durante o regime militar. Uma militância tão desprezível que nem faz parte de sua história publicável... Absurdo indiscutível.

Mas não é que, às vésperas do segundo turno, chegou outro texto que discutia a formação médica de Alckmin? Um cara que, aos 19, já era vereador, depois prefeito, deputado, vice-governador, governador, se formou num curso com duração de 6 anos? E ainda se especializou em Anestesiologia? E nem está inscrito no Conselho Regional de Medicina em seu estado de origem? Como pode?

Não pode. As teorias são mutuamente exclusivas: ou ele não é médico, ou ele é médico aposentado. Ou nenhuma das duas. Neste ponto, vale esclarecer que:
(1) Sim, o CRM de São Paulo mantém um registro de médicos inscritos no estado;
(2) Não, Geraldo Alckmin não está inscrito; e
(3) A informação é irrelevante. Só tem CRM quem exerce a profissão - e, isso, a gente sabe que ele não faz. Pode significar que ele está desatualizado, sua atuação como médico seria medíocre, mas nada tem a ver com o diploma do moço.

Donde se conclui que:
(1) Alckmin é um grande mentiroso, não é médico; ou
(2) Alckmin é um médico incompetente. O que não é tão preocupante, já que ele não trabalha mais como tal.

Então, como cabe a qualquer eleitor, acabei comparando o candidato do PSDB a Lula. Não, nem pensei em diploma, seria até sacanagem. Eu estava pensando em sua história profissional: um cara que veio de baixo, operário, vítima de um acidente que lhe levou o dedo. O mínimo. Da mão esquerda! Como, raios, alguém perde este dedo em qualquer tarefa laborativa? O indicador e o polegar estão em risco, vão sempre na frente, mas, o mindinho? Vai ver não foi bem assim que ele sofreu essa amputação.

Será que ele seria capaz de tamanha manobra política, uma artimanha que o transportou de trabalhador braçal a vítima da sociedade capitalista, quase um mártir? Ou num inexplicável malabarismo ele conseguiu, de verdade, a façanha de cortar o dedo mais preguiçoso, menos indispensável, trabalhando?

Donde se conclui que:
(1) Lula é um grande mentiroso, não sofreu um acidente de trabalho; ou
(2) Lula é um operário incompetente. O que não é tão preocupante, já que ele não trabalha mais como tal.

Enfim, olhando de perto, tanto faz a escolha do último dia 29. A gente ia errar de qualquer jeito, mas brasileiro que é brasileiro, mesmo se fudendo, não desiste nunca.

PS 1: Mas ninguém ficou curioso pra saber o que continha o tal do dossiê? A Caros Amigos publicou que dava até impeachment do Serra...
PS 2: E o dinheiro? De onde veio o dinheiro? (hehehehe)