segunda-feira, fevereiro 5

Post (grande) lá, post (maior ainda) aqui

Curiosamente, eu estava procurando ofertas de emprego com salários decentes para médicos, e por uma infeliz associação de termos no Google, fui parar no Blog do Estadão onde li comentários verdadeiramente revoltantes, sem falar do post original. O que eu escrevi lá, com pequenas alterações contextuais, republico aqui.

Não há chances, pelo que vejo, de os médicos serem satisfatoriamente remunerados e receberem reconhecimento. Porque aqueles que generalizam, nivelam por baixo: para uns, QUALQUER médico brasileiro seria capaz de "amputar a perna errada" e, por isso, deve ganhar mal; por outro lado, para outros, que enxergam a possibilidade de a qualidade ser diferente, os bons médicos cobram preços abusivos por seu trabalho. Então, generalizando ou particularizando, a classe é um câncer na sociedade?!

Pois saibam que abusivo é o custo de uma formação médica de qualidade. Que não é mais que justo esperar o retorno desse investimento nos primeiros anos de carreira, pois é inadmissível que o médico seja obrigado a trabalhar por toda a vida com o peso de uma dívida dessas proporções. Que alguns, como eu, que nos formamos em Universidades públicas, não fomos beneficiados pelo Sistema, mas conquistamos o direito de estudar "gratuitamente", embora, como todos vocês, os impostos dos meus pais, e agora os meus, tenham sido pagos sempre em dia.

Almejar um salário acima de R$10.000,00, para garantir que não seja necessário utilizar o Sistema Único de Saúde em caso de doença, porque só nós sabemos o quanto ele está sucateado - e não é apenas pelos médicos que trabalham nele... Para garantir que seja possível pagar boas escolas particulares para a formação de nossos filhos, já que a rede pública de Ensino é tão precária como a da Saúde... Para que seja possível comprar livros, assinar periódicos, quitar anuidades de entidades de classe como CRM, Sociedades de especialidades - coisa com que chego a gastar US$5.000,00 ao ano, e nem sou dos que mais investem... Para que sobre dinheiro para curtirmos, a sós ou com nossas famílias, o (pouco) tempo livre que temos... Enquanto nossos queridos políticos ganham por mês o que eu quase não ganho por ano, e o governo sustenta as classes menos favorecidas com esmolas paliativas, tudo pago pelos impostos abusivos com os quais todos nós somos obrigados a arcar... Sim, meus caros, eu acho muito justo. São essas pessoas sem "ganância" que permitem que a classe média da qual fazemos parte esteja achatada - de um lado pelos VIPs, do outro pelos "bolsistas" do governo.


Desculpem-me, meus muitos leitores, por trazer esse desabafo tão pessoal à tona.